terça-feira, 24 de junho de 2014

A perda

Meninas, não passei aqui antes pra contar pois estava em fase de "reclusão" desse mundo, vivendo o meu, o nosso luto (meu e do marido).
Nossa alegria durou muito pouco. O positivo veio no dia 30/05 e a perda no dia 05/06, com recém completadas 5 semanas.
O sangramento veio após uma borra marrom pastosa e intensa, até aí achei que fosse normal, afinal não tinha sangue, mas em seguida o sangramento começou e muito forte.
Eu já sabia que ali o nosso sonho estava sendo interrompido, mas era dificil acreditar. Tanto tempo esperando, tentando, sonhando, e num piscar de olhos tudo simplesmente acaba.
Consegui encaixe com a minha médica no mesmo dia, ela me examinou assim que cheguei no consultório e o colo do útero já estava parcialmente aberto, o sangramento só aumentava. A única coisa que eu pedi pra ela foi pra não curetar, eu queria que fosse tudo eliminado da forma mais natural possível e graças a Deus assim foi, no final do dia fiz um US e o útero já estava limpo. Sei que com 5 semanas não tinha embrião ainda, somente saco gestacional, mas ainda assim tive medo de ter que curetar.
Meu marido ficou arrasado, arrasado mesmo. Mas se manteve forte o tempo todo, me consolou, me falou palavras de carinho e conforto o tempo todo, mas no fundo estava sofrendo tanto quanto eu, e ele foi a minha fortaleza, não sei o que seria de mim sem ele naquele dia.
Os primeiros dias vem aqueles pensamentos de questionamentos, quanto a Deus, quanto ao porquê, quanto a ser injusto.. mas com o passar dos dias acabei entendendo que Deus tem sim um propósito pra tudo, esse percalço estava escrito pra gente, passamos e continuamos firmes no nosso sonho de nos tornarmos pai e mãe.
É claro que eu lembro sempre, todos os dias de tudo que poderíamos estar vivenciando com a gravidez, mas não posso passar meus dias me lamentando, isso não resolve problema de ninguém.
Graças a Deus (e ao meu amadurecimento com o passar dos anos) eu não havia contado pra ninguém, só pro marido e pra minha irmã, isso foi com certeza um sofrimento evitado. No trabalho tive que contar no dia que aconteceu porque minha médica me afastou por cinco dias.

Hoje iniciei um tratamento espiritual, estou bem, tranquila, serena e ainda com muita fé.
Sei que Deus irá nos presentear no momento certo, e nós dois estaremos aqui de braços abertos te esperando meu filho amado!

E por mais que a minha perda não tenha sido de um embrião propriamente dito, me sinto mãe de um anjo, um anjo que iluminou a nossa vida por 7 dias, um anjo que nos fez dormir e acordar pensando na sua existência e na sua chegada por 7 dias, um anjo que fortaleceu ainda mais o amor entre o papai e a mamãe!

Agradeço de coração as felicitações e as palavras de carinho no último post, fico muito feliz e grata por saber que a blogsfera me deu pessoas tão queridas e especiais e principalmente que se preocupam com a gente e com a nossa história!

Assim que possível volto com notícias!

12 comentários:

  1. Lamento muito pela sua perda... Imagino a dor que sentiu e todo o luto vivido desde então. Mas, fico feliz que vc esteja pronta para recomeçar as tentativas! Precisamos acreditar que a nossa hora vai chegar e que Deus irá nos abençoar com o filho que tanto sonhamos!!! Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  2. O Bárbara ,difícil isso viu mas tenha esperança logo seu bebe chegará.

    ResponderExcluir
  3. Bárbara, sinto muito pela perda. Que Deus te dê forças para seguir em frente e voltar as tentativas em breve. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Querida, sei como essa dor é profunda, mas não posso dizer que sei como se sente. Cada dor é de cada um, ne?
    Fico muito triste com a sua perda, mas tenho certeza que esse é apenas mais um passo da sua história, e que seu bebê vai chegar logo. Agora vocês serão iluminados por um anjinho lindo.
    Bjs e pode contar comigo para o que precisar.

    ResponderExcluir
  5. Bárbara sinto muito por vocꬬ
    Que Deus lhe de forças pra suporta mais essa dor e continuar tentando pois seu dia vai chegar querida.
    Bjus
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Poxa Barbara, como essa noticia me deixa triste. Embora eu comente pouco, mas sempre estive aqui lendo seu blog e torcendo muito por ti. Sei como é essa dor, pois ja passei por isso. Querida, sei que dizer isso nao ajuda muito, mas tenha certeza que logo vc engravidará novamente, e desta vez será para receber seu sonho nos braços.
    Eu fiz um tratamento espiritual para engravidar no Nosso Lar da forquilhinhas, fiz em junho e em setembro descobri minha gravidez, meu filho hoje tem 1ano e 2 meses. Nao sei se é esse o tratamento que vc esta fazendo, se nao for, vale a pena tentar, pois a gente fica muito mais tranquila e é uma ajuda espiritual e tanto que eles nos dãO.
    Querida, sei que é dificl, mas fica bem tá.
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. flor por coincidência ou não pensei em vc nos últimos dias e resolvi entrar no meu blog, e eis que me deparo com a sua noticias!!! naquele dia não pude comentar e te dizer q pensei em vc.... e hoje volto e tenho essa noticia! vc sabe q quando uma mulher sofre um aborto todas nos tbm perdemos com vc!!! já passei por isso, e agora vc que passa! a natureza não é justa, eu espero um dia ter respostas do pra que? isso tudooo... pra que? infelizmente as respostas ainda não temos, e eu posso ter q enfrentar mais uma batalha, meu marido está com um nódulo no testículo e pode ser cancer!! mas te digo uma coisa, endometriose, varicocele, ou até cancer!! escolheram as pessoas erradas pra mexer! porq apesar da adoção do meu sonho de gerar nós não vamos desistir!
    a dor é imensa agora.... descanse a cabeça... não se culpe e não desista! estamos juntas!

    ResponderExcluir
  8. Sinto Mt peço a Deus que traga o consolo para vc e seu marido um abraço

    ResponderExcluir
  9. Querida, sinto muito por sua perda! Tenta ficar bem! Logo logo vc será mamãe, com a graça de Deus! Abraços carinhosos!

    ResponderExcluir
  10. Imagino a dor que esteja passando....mas creia que o Senhor te comportará e em breve te surpreenderá com um pequeno em seu ventre!!! De tudo isso fica a certeza que vs são capazes sim de gerar um filho, contrariando as expectativas da medicina!!!! Isso já é um milagre de Deus!!!! Não perca as esperanças! !!! Seu novo milagre vai chegar!!! Beijo no coração e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  11. Cara Bárbara,
    acabei parando no seu blog por acaso. Eu e meu marido tentamos conceber há mais de 5 anos. Nossa primeira gravidez ocorreu no final de 2013, mas, assim como vocês, perdemos o bebê nas primeiras semanas... Sei como é difícil. É uma alegria tão grande, seguida por uma decepção. Mas Deus tem a hora certa para tudo. Não desistam, e continuem o acompanhamento médico. Que Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bárbara! Entrei agora em seu blog pela 1ª vez e, apesar de não ter o hábito de comentar, não consegui resistir...
    Sei muito bem como você está se sentindo. Dói muito mesmo, e não adianta, nada que alguém fale ameniza a situação. E vai doer para sempre, pois você nunca vai se esquecer desta estrelinha que apareceu em sua vida, mesmo que tão brevemente.
    Eu sempre tive o sonho de ser mãe. Aos 17 anos, porém, descobri a SOP. Aos 18, um cisto ocupava meu ovário direito todo, o médico queria retirá-lo, mas fiz uma cirurgia espiritual e o cisto desapareceu - mas a SOP permaneceu firme e forte. Em outubro de 2005, quando ainda namorava meu marido, descobri uma gestação no momento em que sofri o aborto: desconfiava que pudesse estar grávida, mas perdi antes mesmo de confirmar a gravidez. Em outubro de 2012, no comecinho do mês, dia 5, descobri uma gestação inesperada: eu estava tratando a SOP mas prevenindo gravidez, pois estávamos comprando nossa casinha e ainda faltava $ para pensarmos em filho. A surpresa logo se transformou em felicidade e foi celebrada por toda a família. Mas ela durou pouco: no dia 12, quando estava entrando na 7ª semana, comecei a sangrar e o aborto se confirmou no final do dia. Por que, meu Deus, justo no dia de Nossa Senhora Aparecida, e no momento em que recebia meus pais e meu irmão para comemorarmos o bebê e meu aniversário?
    Descobri que a gestação não foi adiante por falta de progesterona, o corpo lúteo foi insuficiente para o desenvolvimento do embrião - culpa da SOP. Todos os médicos que me atenderam disseram que eu teria que fazer tratamento para engravidar e para manter a gestação.
    Entrei em depressão, engordei e não quis iniciar o tratamento. Já que eu ia me mudar para a tão sonhada casa própria, achei melhor esperar a vida financeira melhorar e voltar à metformina e progesterona em 2014.
    Em 20 de março de 2013, esperando menstruar para reiniciar o anticoncepcional, descobri que estava grávida. Que susto! Estávamos prevenindo corretamente, não queria mais correr o risco de sofrer um novo aborto. Simples: Deus quis assim. Ninguém acredita em mim, mas o próprio GO afirmou que a camisinha tem apenas 93% de eficácia, mesmo que utilizada corretamente. E foi neste 7% de chance de falhar, com uma casa nova toda bagunçada, sem $, com o marido desempregado que o meu milagre veio. Contrariando os médicos que diziam que seria impossível engravidar sem me tratar. Contrariando a SOP e a endometriose.
    Mas Deus é tão maravilhoso que me permitiu descobrir a gestação no início e poder me cuidar para não perder meu bebê. Tomei muita progesterona para o embrião se desenvolver. A cada semana completada, era um "oba! mais uma semana" e um "ufa! menos uma semana!". Na 12ª semana, uma hemorragia me obrigou a parar de trabalhar. A partir daí, tive muitas intercorrências: ameaça de trabalho de parto prematuro, cálculos renais, diabetes gestacional, pielonefrite e pré-eclâmpsia. Esta, por sua vez, fez minha bebê nascer prematura de 35 semanas e quase me levou embora. Mas Deus foi misericordioso e permitiu que eu ficasse aqui com minha filha, minha Valentina, minha valente guerreira, que hoje está com 8 meses e meio.
    Ainda sinto as duas perdas, ainda me lembro e rezo por eles, agradecendo a Deus por ter permitido que fizessem parte de minha vida e me dessem forças para tudo o que estava por vir.
    O tempo do homem é diferente do tempo de Deus, não me lembro direito onde isso está na Bíblia, mas foi lá que eu li algo assim após o 2º aborto. Foi uma mensagem que me dizia isso que eu recebi no centro espírita que frequento quando busquei consolo para minha dor. É difícil compreender isso, mas quando o nosso milagre chega, a compreensão vem de imediato. E o seu milagre ainda vai chegar, saudável, para preencher ainda mais de alegria sua vida.
    Desculpe meu longo comentário.
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir