domingo, 7 de setembro de 2014

Notícias - O novo médico e as novas expectativas!

Olá amigas queridas, como falei no último post na segunda-feira passada (01/09) eu consultei com um médico novo, bemm famoso aqui de Floripa e com um currículo excelente.

O nome dele: Jean Louis Maillard
Como foi a consulta? Gente, foram os 400,00 mais bem empregados da minha vida! Que médico
MA-RA-VI-LHO-SO, eu tava com muita esperança que ele fosse bom, mas fui surpreendida, ele foi muito além disso.
1 hora de consulta, muitas dúvidas sanadas, muita tranquilidade, muita atenção da parte dele e muita sabedoria, o cara sabe muito!

Vou resumir pra vocês: ele olhou todos os meus US, os espermogramas do marido, exames de sangue e chegou a seguinte conclusão: Eu fiz uma videolaparoscopia em Fevereiro pra retirada de um endometrioma de 6cm no ovário esquerdo, teoricamente isso poderia estar sendo um impeditivo pra gravidez, retirei, beleza! Porém, o que nenhum outro médico me falou é que um endometrioma é sempre recorrência e consequência de uma endometriose, que é um GRANDE impeditivo de gravidez. Ele acha que eu sou portadora do grau mais leve de endometriose, já que eu não sinto cólicas, nem dor na relação e tal, mas eu sou portadora. As chances de voltar? Existem e são bem grandes segundo ele.
A princípio é isso e o ovário direito policistico (que atrapalha a ovulação) os meus maiores problemas. Mas, palavras dele: existem casos muito piores, nós daremos um jeito nisso e você vai engravidar!

No caso do meu marido: o último espermograma demonstrou uma quantidade excelente de espermatozóides (total: 140 milhões!!), motilidade boa e a maioria vivos, ótimo! Porém, como nem tudo são flores ele observou uma coisa nos quatro espermogramas do marido que eu já tinha achado estranho, mas os dois urologistas que fomos não perceberam - a viscosidade. Os quatro espermogramas apresentam a viscosidade aumentada. O que é a viscosidade? A grosso modo é a consistência dele, o ideal é que fosse bem diluído, bem líquido, porém o do meu marido é bemmm cremoso, tem um aspecto de sorvete derretido sabe? (Quando nós fizemos no banheiro eu sempre notei isso, mas como o urologista não falou nada achei que fosse normal dele).
Mas não, é bem ruim isso e não tem tratamento, ele até deu um exemplo: é a mesma coisa uma pessoa que tem asma, é algo da pessoa, uma particularidade dela, assim é o semen, o ideal é ser líquido, porém algumas pessoas tem diferente. Marido foi premiado ;/
Aí do que adianta ter 140 milhões de espermatozoides se eles não conseguem nadar? O semen grosso não deixa eles se locomoverem, entendeu?
Ele disse que ele com esse monte de espermatozoide, se eu não tivesse o ovário policistico e a endometriose com certeza já teríamos engravidado várias vezes, masss infelizmente temos esses percalços pra superar.

A sugestão dele: Após 2 anos e 6 meses de tentativa, com somente uma gravidez (sem sucesso) ele me deu duas opções:
1ª opção: Se vocês dois estão lidando bem com a espera e com a ansiedade, (temos o fator positivo de sermos bem jovens) ainda podem continuar tentando naturalmente por pelo menos mais uns 3 anos até pensar num tratamento de reprodução assistida;
2ª opção: Se ambos já estão sofrendo com a demora, se há pressão psicológica por alguma parte, se tem sido difícil lidar com isso, temos a opção da reprodução assistida, que aumenta significativamente as chances.

Fomos pela opção 2, tanto pra mim quanto pro marido tem sido bemmm difícil, apesar de poucas pessoas saberem do nosso desejo de ter um filho, há muita pressão, minha mãe não é avó e sem querer vive nos cobrando porque ainda não demos um neto à ela, minha sogra é superrr tranquila, mas nos últimos meses tbém começou a nos questionar sobre, do circulo de amigos do marido ele é o único que ainda não é pai, e já começou a ouvir piadinhas do tipo: Vixi, acho que tu és falhado (!)
Ou seja, tá dificil pros dois, e a decisão foi de ambas as partes, vamos fazer um tratamento.

Dr Jean nos explicou que no processo de IA o semen é bemm melhorado, passa pelo laboratório e só os melhores espermatozoides são separados, no caso dele que a viscosidade é alterada, isso tbém é corrigido em laboratório, como marido tem um número bem alto, ele acha que temos boas chances, mesmo após passar pela "melhora" no laboratório ainda restarão bastante espermatozoides.
No meu caso é feita a indução da ovulação com injetáveis, no dia que os folículos (pelo menos dois) estiverem ok é dado um remédio pra eles eclodirem e após isso injetado os espermatozoides direto nas trompas. Ele foi bem realista, as chances da IA variam em torno de 20%, parece pouco, mas há muitos casos de sucesso. O valor R$ é baixo, então se na primeira vez não der certo podemos fazer pelo menos mais duas vezes.

Para darmos um START no tratamento ele precisava antes ver meus ovários, se estivesse tudo ok já daríamos início. Marcamos um US, com ele mesmo, três dias após a consulta, seria meu 23ºDC.

Quinta-feira foi o dia do US, mais uma vez ele foi muito muito muito atencioso, prestativa, preocupado comigo (to apaixonada por esse médico vocês não tem noção), lá fui eu abrir as perninhas pro exame, e infelizmente não vieram boas notícias... ovário direito ainda bemmm policistico (a metformina não fez efeito nenhum pra mim, e através dele descobri o porquê dela não fazer efeito - ela não é indicada pro meu caso!) e o pior: ovário esquerdo com um possível endometrioma (DE NOVO) com 2 cm.
Fiquei triste, Arrasada. Eu tava tão empolgada com o início do tratamento, a esperança gigante e lá vem um novo balde de água fria :(
Ma ele me acalmou, me tranquilizou, disse que o endometrioma e o corpo lúteo tem características muito parecidas, e que ele preferia acreditar que era só um corpo lúteo - se for com a vinda da menstruação ele deve sumir.
Combinamos de fazer um novo US no 3º dia da menstruação, se ainda estiver lá é a confirmação de que é mesmo um endometrioma, aí não faremos a IA, já que as chances de sucesso com o endometrioma caem muito e se não estiver lá iniciamos a IA.

Plano 2: Caso for mesmo um novo endometrioma não faremos uma nova videolaparoscopia (ele não acha indicado já que temos poucas chances de concepção natural, então não vale a pena, a não ser que ele cresça significativamente).
Qual o tratamento pra endometrioma? A gravidez!
Aí o indicado é a FIV.
Saí de lá rezando, rezando muito pra que seja mesmo um corpo lúteo, pra que consigamos fazer a IA e pra que dê certo, pra que nosso filho, nosso maior tesouro chegue em nossas vidas!

Marido não conseguiu ir comigo no US, cheguei em casa expliquei tudo pra ele, mostrei os valores da FIV (bem maiores que a IA) e tinha em mente que ele ia sugerir que fizéssemos a FIV daqui uns meses, após nos organizar financeiramente, mas não! Ele disse: amor, eu tenho esse dinheiro guardado, vamos apostar todas as nossas fichas, tenho certeza que vai dar certo e nós teremos o nosso positivo ainda esse ano!
Ai como eu amo esse homem!!!! Chorei de emoção, de alegria por saber que teremos a chance de fazer um dos tratamentos ainda esse ano, eu sei que não é certeza de nada, mas tenho muita fé que vai sim dar certo!
Deus há de nos ouvir, de nos presentear.
Sei que muitas meninas gostariam de fazer o tratamento e infelizmente não têm condições financeiras, por isso agradeci a Deus, agradeci simplesmente por nos dar a chance de fazer o tratamento, me sinto abençoada por isso!

Agora, os próximos capítulos dependem da US do 3º dia da menstruação, seja o que Ele quiser, nosso destino está nas mãos dEle, e eu confio plenamente no que Ele tem reservado pra nós.

Perdão pelo post gigante e obrigada por nos acompanhar! Cada vibração positiva é sempre muito bem vinda!

Bjos!

PS: Tentei colocar um vídeo aqui do meu querido médico, o anjo que Deus sugeriu pra nos cuidar, onde ele fala sobre a Infertilidade, é uma entrevista muito bacana, vale a pena assistir, infelizmente não consegui carregar o vídeo, mas o link é esse:

https://www.youtube.com/watch?v=epRoWs3ygx4

Acessem gente!!







3 comentários:

  1. Bárbara,
    Que bom que está tudo se encaminhando para a chegada do seu positivo!
    Fico feliz por vcs!
    Tenha fé, vai dar tudo certo!
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Querida, que alegria ler esse seu post. Me deu uma sensação tão boa, tão positiva! Sei que são muitas provações, mas elas estão sendo superadas uma a uma e te trarão seu baby com certeza!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Vai dar tudo certo, estou torcendo muito por você! Se Deus quiser logo logo vc estará com um bebezinho sendo gerado! Beijão!

    ResponderExcluir