segunda-feira, 15 de junho de 2015

31 semanas e o sustinho (ou sustão)!

Chegamos às 31 semanas!
Que alegria!
Helena mexe muito, muito, cada vez mais forte e o dia todinho. Eu converso muito com ela, papai então nem se fala.
Que amor é esse gente? Inexplicável, imensurável, incondicional!!

Fizemos US com 28 semanas e Helena estava com 1110kg e 37cm, de cabeça pra baixo, mas volta e meia ela senta, depois vira de novo, sei pelos soluços dela.
Sexta-feira temos US novamente, com quase 32 semanas, eu prometo que venho contar como ela está!
Agora vamos ao sustinho (ou sustão) como mencionei no título:
Já tinha comentando em outro post que eu estava tendo contrações de treinamento bem frequente desde 20, 22 semanas de gestação, minha médica achou um tanto cedo, mas seguimos monitorando.
Eu anotava todo dia quantas contrações tinha, eram 7, 8 todos os dias.
Com 28 semanas num dia normal de trabalho tive DOZE contrações, seguidas, fortes e bem doloridas. Fiquei bem assustada e mandei watsapp pra minha médica, prontamente ela me respondeu e me orientou a ir até a maternidade pra avaliar meu colo.
Assim fizemos. Com o exame de toque ela constatou que o meu colo estava amolecido, fino e bem mais curto que o último US. Muito calmamente ela explicou que realmente ainda é muito cedo pra ter doze contrações num dia, ainda mais doloridas, que não caracterizava um trabalho de parto, mas que daquele dia em diante íamos monitorar bem de perto.
Me afastou do trabalho, repouso relativo, tentar ficar o máximo de tempo possível deitada, algumas medicações pra tentar "acalmar" o útero, consulta a cada 15 dias e fizemos a corticóide terapia, que é o amadurecimento do pulmãozinho dela.
A minha médica é fora de sério, nada que eu dissesse aqui seria suficiente pra mensurar o tamanho da admiração que sinto por ela, competente, serena, inteligente, carinhosa, preocupada... Enfim, ela me acalmou, me contou sobre uma paciente dela que aconteceu a mesma coisa e deu tudo certo, que comigo não seria diferente... Mas não foi fácil!
Ouvi tudo com bastante calma, tirei minhas dúvidas e fomos pra casa. No caminho não resisti, chorei quietinha, marido dirigindo, respeitou meu momento e só me fez carinho. Passamos na minha mãe pra jantar e falar sobre a consulta (ela não parava de me ligar tadinha, estava cheia de vela acesa e muito preocupada) e na minha mãe desabei. Chorei, chorei, o medo de algo acontecer e ela vim antes me assolou.
Minha mãe e minha irmã se prontificaram a me ajudar em tudo que eu precisasse (apesar do quartinho já estar todo pronto) e me acalentaram - muito!
Quão abençoada sou meu Deus, marido companheiro, sereno, carinhoso, mãe, pai e irmã então, nem se fala, isso conta tanto nesses momentos... não sei o que seria de mim sem eles!
E pra melhorar ainda mais, me sinto completamente segura nas mãos da minha médica, ela nunca me deixou na mão!
No dia seguinte fiz as outras duas injeções de corticóide e seguimos no repouso sempre que possível.

Agora estou muito mais tranquila, muita oração, apego com Deus e muito otimismo.
Estou muito confiante que Helena vai chegar a termo e tudo vai dar certo.
Continuamos com contração, porém menos intensas. Teve dia de ter somente quatro, em outros tive nove. Vamos acompanhar o comprimento do colo pelo US e pelo toque, o mais importante é que o colo está completamente fechado.
Minha médica disse pra não cancelar o Chá (será dia 28), mas não fazer nenhum esforço e nem cancelar o ensaio de gestante, fizemos semana passada, bem calmamente, sem nenhuma pose exuberante, e isso me deixou tão feliz, tava muito ansiosa pra fazer as fotos, esperamos tanto por esse momento e em relação ao Chá, eu e minha irmã estamos preparando tudo com tanto carinho... vai ser bom ver pessoas e compartilhar esse momento especial (não contamos pra ninguém sobre as contrações e o risco de parto prematuro, preferimos assim pra evitar expectativas, perguntas e tudo mais...).

Se Deus quiser meu RAIO DE SOL vai chegar saudável, no seu tempinho e da forma mais natural possível!!

Era isso gente, obrigada por todo carinho, graças ao bom Deus estamos muito bem!!
Beijos mamãe e Helena


sexta-feira, 5 de junho de 2015

365 dias de um dia muito triste...

Hoje é aniversário da minha sogra.
Ano passado nesse dia também era.
Ano passado eu sequer lembrei disso (eu amo a minha sogra, ela é uma 2ª mãe pra mim!).
Não lembrei porque não tinha condições MESMO!
Hoje eu passei o dia lembrando e revivendo o dia 05 de Junho de 2014. Dia triste. Chuvoso. Cinza.
Faziam 5 dias que eu tinha assumido o tão almejado cargo público. Faziam 5 dias que eu tinha visto pela primeira vez duas listras num teste de gravidez. Faziam 5 dias que eu me sentia imensamente feliz.
Cinco dias foi o tempo que vivemos aquele sonho tão desejado e aguardado. Foi no trabalho que eu vi aquela borra marrom espessa e intensa. Foi no trabalho que eu comecei a chorar e não parei mais durante algumas horas. Foi no trabalho que eu passei a ter certeza que o sonho estava sendo interrompido. Sim, desde o momento que eu vi a borra eu sempre soube que era o fim.

Hoje, emponderada e ciente de muitas coisas eu sei que foi "só" uma gestação química. Não tinha saco gestacional, nem chegou a ter, o beta não passou de 165 e aquela borra + sangue intenso era na verdade uma "menstruação caprichada" se é que podemos dar esse adjetivo a ela.
Mas houve um óvulo e um espermatozoide, e eles fecundaram!
E eu passei cinco dias conversando com a minha barriga, sonhando, fazendo planos.
E já amava. Sim, já amava muito!
Passei o restante dos meses de 2014 imaginado com quantas semanas eu estaria naquele dia, como estaria a minha barriga, o quarto, tudo!

Mas o tempo é algo maravilhoso, transformador.
Eu sou apaixonada pelo tempo. Sim, muitas vezes da minha vida (não só nos momentos ruins) eu me pego pensando sobre o tempo. Eu acho magnifico esse negócio chamado TEMPO!
Eu não esqueci e JAMAIS vou esquecer aqueles cinco dias e o dia 5 de Junho de 2014. Mas o tempo (ah o tempo!) me fez ver aquele dia com outro olhar, outro entendimento.
Outra "coisa" que me fascina e me encanta a cada dia mais é DEUS, esse sim eu não teria palavras pra descrever. Deus é o Senhor de tudo, de todas as coisas!! E foi Ele que me fez entender que aquela gestação (mesmo sendo química) não evoluiu porque não era pra evoluir. Talvez não seria um embrião viável. Ou talvez aquele era o seu tempo. Ou melhor: eu precisava aprender alguma coisa com aquele acontecimento, e eu aprendi, MUITO!

Hoje, 365 dias depois eu me sinto tão, tão agradecida a esse tal Deus que mesmo que eu passasse o resto da minha vida agradecendo ainda assim seria pouco!
Helena está aqui no meu ventre, saudável, preenchendo todo e qualquer vazio que ainda pudesse existir. É a minha razão de viver. Meu tesouro. Minha filha!!
Estamos quase completando 30 semanas de gestação e agradecendo muito, MUITO cada chutinho, cada mexida, cada ultrasom, cada dia que passa!!
Obrigada Deus, sei que tudo que acontece nessa vida tem um propósito, e eu entendo perfeitamente todos os percalços e propósitos que passamos até chegar aqui!
Não foi fácil, não foi nada fácil na verdade chegar até aqui, mas eu faria tudo de novo pra ter minha filha no meu ventre, obrigada obrigada!!

Gente, post nostálgico mas eu precisava registrar esse dia no blog.
Essa semana faço outro post contando como estamos. Terça feira completo 30 semanas e o que eu posso adiantar é que tivemos um "sustinho" nessas últimas semanas, Helena está ótima, mas deu sinais de querer vim antes. Agora estou tranquila, confiante e muito serena, sei que ela virá no seu tempo, e se Deus quiser (e Ele quer) não será antes de 37 semanas!!
Volto contando detalhes!!

Grande abraço!