quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Relato de parto

Oi gente!
Vou postar aqui o relato que postei no facebook, vou copiar e colar tá?!
É tudo muito corrido, mas prometo vim atualizar mais regularmente! Helena está com 37 dias de vida e uma gostosura só! Continua dormindo bem a noite, 7hs seguidas normalmente, essa noite bateu o record e dormiu 8hs seguidas :O
Mas já tivemos as nossas noites de baile, normal, afinal ela é um bebezinho né?! :) :) :)
Mas é muitooooo delicioso, cada dia mais apaixonada!

Então lá vai:

O parto de Helena 
Minha bolsa rompeu no domingo a noite, dia 16 de Agosto as 23:30 da noite. O Carlos já tava dormindo e eu assistindo TV. Senti uma pressão e tive certeza que era ela encaixando, levantei pra fazer xixi e antes mesmo de chegar no banheiro a bolsa rompeu. Chamei o Carlos e ele levantou todo assustado, acho que meio sem acreditar que Helena estava mesmo chegando, era muita ansiedade desse papai 
Avisei a dinda e a vovó e fui tomar um banho tranquila. A dinda fez questão de vim ajudar a arrumar as últimas coisas, quando eu saí do banho a dinda já tava aqui em casa (só sorrisos)!
Assim que a bolsa rompeu avisei a minha querida médica, a emoção nesse momento foi inevitável, ela também ficou muito feliz e me disse "Bá, chegou o grande dia, Helena tá chegando" e eu não consegui conter as lágrimas...
Como as contrações estavam de 10/10 minutos eu sabia que ainda demoraria bastante e não tive pressa de ir até a maternidade avaliar (na verdade eu só fui porque a Dra Karol pediu, senão teria esperando engrenar o trabalho de parto em casa). Terminei de arrumar a minha mala, comi, organizei a casa e aí fomos avaliar, já era quase 2hs da manhã. Como eu já imaginava estávamos com somente 2cm de dilatação, decidimos voltar pra casa e aguardar o início do trabalho de parto efetivo. Chegamos em casa e fomos dormir. As contrações continuavam sendo de 10/10 minutos e no intervalo entre elas eu conseguia dormir, eu sabia que viria um longo dia pela frente e eu precisava estar descansada!
As 5:30 da manhã a coisa apertou, eu não sabia o intervalo porque não tava monitorando, chamei o Carlos e fui pro chuveiro pra ver se aliviava um pouco a dor. Ele sentou, pegou o celular e começou a monitorar o intervalo: estavam de 5/5 minutos e logo em seguida já passaram pra 3/3 minutos. O intervalo era de 3 minutos, mas a duração delas também eram de quase 3 minutos, ou seja, bem dolorido!
Ele mandou um áudio pra Dra Karol avisando como estávamos e ela pediu que fossemos pra maternidade, e que podíamos ir tranquilos. Assim fomos, eu, ele, a dinda e a vovó da Helena que fizeram questão de acompanhar tudo de perto.
Segunda-feira, 6:30 da manhã, Via Expressa parada, papai ansioso, dinda monitorando as contrações, vovó rezando e eu passando uma contração de cada vez, tentando me concentrar e acalmar o papai dizendo que estava tudo bem!!
Chegamos na maternidade a Dra Karol já nos aguardava, em poucos minutos fomos instalados no apartamento e lá ficamos boa parte do trabalho de parto. Revezei entre chuveiro, cama, bola (eu odiei passar pela contração na bola!). O chuveiro aliviava bastante junto com massagem. O Carlos ficou todo o tempo massageando as minhas costas, revezando com a dinda, vovó e a Dra Karol. Helena era monitorada o tempo todo e ver que ela estava bem me dava energia pra continuar. Em nenhum momento eu pensei em desistir, o que eu achava em alguns momentos é que eu não iria suportar tamanha dor, mas a contração passava e logo vinha a imensa vontade de parir, a garra e assim eu me preparava pra próxima. O que me ajudava a passar pela dor era vocalizar a cada contração, e como vocalizava!
Eu não tenho noção nenhuma de horário, mas eu lembro que chegou um momento que as contrações estavam de 1/1 minuto e depois sem intervalo, vinha uma atrás da outra sem descanso. Teve um momento (eu não lembro horário de nada) que a Dra Karol me ofereceu a analgesia pra diminuir a dor, eu lembro de ficar pensando e não responder nada, mas lá no fundo eu não queria analgesia, e eu não usei!
Quando chegamos a 9cm fomos pra sala de parto onde tem a banheira, lembro de chegar e me jogar, nem esperei a Dra Karol, olhei a banheira quentinha e me joguei. No início deu uma aliviada passar pelas contrações ali, mas depois o calor começou a me incomodar e eu preferi sair e ir pra cama.
Na cama já estávamos com dilatação total, Dra Karol me orientou a fazer força somente quando o meu corpo pedisse, eu não precisava fazer força longe da contração e assim eu fazia, chegou o momento dos "puxos" e era nesse momento que o corpo pedia a força. O período expulsivo durou 2 horas e 20 minutos, todos já viam os cabelinhos da Helena e ficavam me dizendo que faltava muito pouco, que ela já estava ali, a essa altura eu estava completamente imersa na partolândia, totalmente concentrada, já nem abria mais os olhos, só me concentrava nas contrações e no momento da minha filha nascer, eu já não respondia mais nenhuma pergunta, só me concentrava. Nos últimos 10 minutos antes da Helena nascer minhas contrações passaram a durar somente 20 segundos, Dra Karol então decidiu usar ocitocina pra deixá-las mais longas e assim eu conseguir fazer a força longa, foi só tempo de colocar e a contração se intensificar e alongar.
Abri os olhos no momento que eu senti o corpinho do meu amor maior saindo de mim, olhei e vi ela "escorregando" pras mãos da Dra Karol. Nasceu e veio direto pros meus braços, agarrei, abracei, senti aquele cheirinho maravilhoso, aquele chorinho dengoso e nos olhamos, parecia mentira, EU PARI, pari a minha filha, fui a protagonista do seu nascimento. Helena chegou da maneira mais respeitosa e humanizada possível! Não foi aspirada, tossiu duas vezes e o que tinha de secreção já saiu (aspirar pra quê gente?!), ficou todo o tempo comigo, não saiu da sala em nenhum momento, o pai cortou o cordão umbilical, foi colocada no peito nos primeiros minutos de vida. A pediatra avaliou ela na minha frente, a poucos centimetros de distância e dali fomos todos juntos de volta pro apartamento, sem separação! Assim que cheguei no apartamento já comi, tomei chocoleite, caminhei e comecei a cuidar da minha filha, que coisa boa meu Deus!!
Eu sonhava acordada com o nascimento dela, sempre desejei um parto respeitoso e humanizado, e foi tudo exatamente como eu sonhei e mais um pouco, parir me fez renascer, me transformou. 
Muitas vezes durante a gestação quando as pessoas me perguntavam qual via de parto eu queria e eu respondia "o mais natural possível" muitas pessoas me chamavam de "louca", "doida", me contavam histórias tristes e nada disso me abalou. Só eu posso saber o que é melhor pra mim e pra ela, só eu sabia do meu desejo de parir e graças a Deus deu tudo mais que certo!! Não é fácil, dói muitooooo, mas eu faria tudo de novo mil vezes pela minha filha, por mim, por nós.
Quanto a recuperação então nem preciso comentar, eu e o Carlos dormimos e nos viramos sozinhos desde a primeira noite, eu levantando sem precisar de ajuda, sem dor e podendo cuidar exclusivamente da Helena com tranquilidade, muito muito boa recuperação mesmo! (A vovó nos ajuda com os afazeres da casa durante o dia, viva a vovó!!)
Gestar Helena foi a coisa mais maravilhosa que nos aconteceu, parir Helena foi a concretização desse sonho lindo, só quem passa por isso vai conseguir entender a imensidão de amor que é parir, viva a ocitocina liberada no trabalho de parto!!
Meu amor, nós respeitamos o seu tempo desde sempre, e será assim pra sempre! Você chegou no dia e no horário que se sentiu pronta e a mamãe e o papai são as pessoas mais felizes do Universo com a sua chegada!! Estamos imersos nesse amor sublime, profundo, eterno... Amamos você demais
Data: 17/08/2015
Hora: 16:21hs (LINDO DIA DE SOL!!)
Maternidade: Ilha Hospital e Maternidade
Médica: Karoline Borba Soares 
Fotografia: Fotonascer Fotografia de Nascimento

4 comentários:

  1. Parabéns pela garra! Parabéns pela história!Parabéns pela Helena!
    Toda felicidade do mundo pra vcs, que Deus os abençoe!!

    ResponderExcluir
  2. Lindo, adorei!
    Que bom que foi como você queria!

    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo e emocionante o seu relato de parto!!!! Sonho em ter um parto semelhante... Bjão!!!!

    ResponderExcluir
  4. Lindo, lindo, lindo!!
    Parabéns para vcs duas!!!!

    Não tem nada mais maravilhoso que o parto humanizado!!
    Tbm amei!!

    Td de bom!!

    ResponderExcluir